palavras aos homens e mulheres da Madrugada

A Parceria do Homem com a Mulher

Kiss, by Alex Grey

«(938.5) 84:6.1 O impulso da reprodução leva infalivelmente homens e mulheres a unirem-se para a autoperpetuação; todavia, por si só, isso não assegura que permaneçam juntos, em cooperação mútua — na fundação de um lar.

«(938.6) 84:6.2 Todas as instituições humanas de êxito abrangem antagonismos de interesse pessoal, ajustados na harmonia da prática do trabalho; e os trabalhos de casa não são exceção. O matrimônio, a base da edificação do lar, é a mais alta manifestação dessa cooperação entre antagonistas, que tão freqüentemente caracteriza os contatos da natureza e da sociedade. O conflito é inevitável. O acasalamento é inerente e natural. O matrimônio, contudo, não é biológico; é sociológico. A paixão assegura que homem e mulher se reúnam, mas o instinto, menos forte, da paternidade e os costumes sociais mantêm-nos juntos.

«(938.7) 84:6.3 Se considerados, na prática, o macho e a fêmea são duas variedades distintas da mesma espécie; vivendo em associação próxima e íntima. Os seus pontos de vista e reações vitais são todos essencialmente diferentes; eles são totalmente incapazes de uma compreensão mútua, plena e real. Um entendimento completo entre os sexos não é alcançável.

«(938.8) 84:6.4 As mulheres parecem ter mais intuição do que os homens, mas também demonstram ser um tanto menos lógicas. A mulher, contudo, tem sempre sido o esteio moral e tem tido a liderança espiritual da humanidade. É a mão que embala o berço e que ainda confraterniza com o destino.

«(938.9) 84:6.5 As diferenças de natureza, reação, ponto de vista e pensamento, entre homens e mulheres, longe de ocasionar preocupação, deveriam ser consideradas como altamente benéficas à humanidade, tanto individual quanto coletivamente. Muitas ordens de criaturas do universo são criadas em fases duais de manifestação de personalidade. Essa diferença é descrita como o macho e a fêmea, entre os mortais, os Filhos Materiais e os midsonitas; entre os serafins, os querubins e os Companheiros Moronciais, tem sido denominada positiva ou ativa, e negativa ou reservada. Tais associações duais multiplicam grandemente a versatilidade e superam limitações inerentes, como o fazem algumas associações trinas no sistema Paraíso-Havona.

«(939.1) 84:6.6 Homens e mulheres necessitam uns dos outros, nas suas carreiras moronciais e espirituais, exatamente como nas suas carreiras mortais. As diferenças de ponto de vista entre o macho e a fêmea perduram mesmo além da primeira vida e durante as ascensões do universo local e do superuniverso. E, mesmo em Havona, os peregrinos que uma vez foram homens e mulheres ainda estarão ajudando-se mutuamente na ascensão até o Paraíso. Nunca, mesmo no Corpo de Finalidade, a criatura irá metamorfosear-se tanto, a ponto de obliterar os traços de personalidade que os humanos chamam de masculinos e femininos; sempre essas duas variações básicas da humanidade continuarão a intrigar, estimular, encorajar e ajudar-se mutuamente; sempre serão mutuamente dependentes da cooperação para a solução dos problemas desconcertantes do universo e a superação das múltiplas dificuldades cósmicas.

«(939.2) 84:6.7 Embora os sexos nunca possam esperar entender-se mutuamente, eles são efetivamente complementares e, embora a cooperação seja com freqüência mais ou menos antagônica pessoalmente, ela é capaz de manter e de reproduzir a sociedade. O matrimônio é uma instituição destinada a compor as diferenças dos sexos, ao mesmo tempo em que efetua a continuação da civilização e assegura a reprodução da raça.

«(939.3) 84:6.8 O matrimônio é a mãe de todas as instituições humanas, pois conduz diretamente à fundação e manutenção do lar, que é a base estrutural da sociedade. A família está vitalmente ligada ao mecanismo da autopreservação; é a única esperança de perpetuação da raça sob os costumes da civilização e ao mesmo tempo provê, de modo bastante eficaz, algumas formas de autogratificação suficientemente satisfatórias. A família é a mais elevada realização puramente humana, combinando, como o faz, a evolução das relações biológicas de macho e fêmea nas relações sociais entre o marido e a esposa.»
____
Fonte: The Urantia Book.

Sobre o mesmo tema:

«As mulheres não querem ser compreendidas, elas querem ser amadas.» Olavo de Carvalho

[field name=iframe2]

(Vale a pena lembrar que Olavo considera o livro citado acima “alucinante”, e isto não exatamente num bom sentido.)

[field name=iframe1]

Anteriores

Filme em família

Próximo

A diferença entre o preço dos ebooks no Brasil e nos Estados Unidos

1 Comment

  1. Leonardo

    Yuri, em uma de suas conversas com Olavo postadas no youtube
    – que ouvi várias vezes diga-se de passagem , pois até com sono tudo que
    sai da boca dele é profundamente interessante sério,coerente e fundamentado nos fatos da realidade- lembro-me que ele disse que supostos sábios orientais , apesar da sabedoria espiritual sincera e bem intencionada que possuem, ignoram vários estudos
    essenciais para o entendimento da realidade -se não me engano,o assunto foi que certa vez Dalai Lama fez uma apologia indireta ao comunismo – e penso eu , que além disso são também contribuintes insuperáveis da substituição do cristianismo por uma religião da nova ordem mundial que tem como livro sagrado a cartilha da ONU e as agendas dos metacapitalistas ( George soros , rockfeller,rothshield e outras grandes famílias que ,diferentemente das dos cidadãos comuns, não se dissolverão tão cedo.

    O Ponto do meu comentário é este vídeo

    https://www.youtube.com/watch?v=NeocxtcJRG4 não conheço

    suficientemente a história de osho pra opinar sobre ,mas a sabedoria de Olavo não deixou de ser sacada também pelo místico. Tive de postar pois parece-me ser uma verdade universal incorruptível.

    Sabendo que você já foi em alto paraíso entrevistar uma senhora que se
    autodizia extraterrestre, deve conhecer pessoas nada cristãs , já
    totalmente inseridas em uma crença New age, que buscam viver em harmonia com a natureza, que talvez façam uso de práticas orientais e ascéticas como medicina chinesa , yoga, tantra ,acupuntura, tai chi chuan, meditação, kung fu, reiki , budismo , jejum etc .Não podemos
    esquecer dos palestrantes,congressistas , empresários, escritores de auto-ajuda ,como Paulo Coelho , que atingem milhões
    de pessoas com suas mensagens´´espiritualistas“.

    A minha grande angústia sendo cristão é saber que praticamente todos envolvidos nessa nova cosmovisão são pessoas altamente pacificas e bondosas ,e compromissadas com o bem comum.

    Os costumes cristãos estão tão desgastados e ridicularizados
    que ,mesmo que meio angustiado, sou incapaz de achar ruim quando vejo pessoas buscando sair da cultura ateísta em busca de algo mais elevado, em busca de encontrar um caminho espiritual mesmo que dissonante dos ensinamentos da Igreja Católica. Parece-me que mesmo alienados,com a inteligência enfraquecida, sem um senso cultural e imaginário para estruturar suas ações na vida ,incapazes de enxergar a deturpação da linguagem nos debates públicos e de perceber que se estão vivos hoje numa democracia livre, é devido à 2000 anos de cultura
    cristã, 5000 de judaísmo e aos países e homens conservadores cristãos que lutaram e ainda lutam pela liberdade dos indivíduos se estabelecerem como indivíduos dotados de personalidade consciência e responsabilidade própria.

    Vivemos em um mundo consumista , ansioso,imediatista ,
    hedonista onde a ciência( que por definição não necessita de valor humano algum para funcionar)dita todos comportamentos humanos. Neste mundo, cristãos que lembram que são cristãos apenas dia de domingo ou quando convém socialmente têm menos fé no poder divino do que os ditos espiritualistas , acontece que movidos pelo pensamento economicista racional(se for investidor então) eles acabaram perdendo a crença da interferência divina na vida humana (a expressão se Deus quiser se torna cada vez mais um cacoete vocabular desprovida de valor real para o sujeito que a profere) já os espiritualistas – falo aqui dos atuais; não dos supostos sábios ocultistas do passado que estiveram ligados a grande controvérsias e que como diz Olavo foram fator fundamental na deturpação do cristianismo – no que concerne ao estilo de vida, estão muito mais perto de Jesus ,pois mesmo que acreditem estar buscando algo que não Ele, é Ele que estão buscando , e quando fazem suas orações , suas meditações e suas adorações estão adorando a criação Dele. Nos seus pequenos atos cotidianos de bem ,Sabem no fundo de suas consciências que Deus está sempre presente e ficam profundamente felizes e preenchidos. Já não há porque ter maus sentimentos , estar melancólico , triste ou fazer mal
    algum pois tudo o que conseguem enxergar é beleza , alegria e amor. De certo modo, são mais do que árcades , pois nascidos em um tempo de grande controle tecnológico da natureza pelo homem , não enxergam nela nada além da perfeição divina.

    Por acaso vi dois videos do osho antes mesmo de entrar no
    seu domínio e ver o video do Olavo sobre as mulheres e resolvi te escrever.Até agora estou chocado com o
    nível de fé na vida após a morte que alguns terraceos possuem. Foi a primeira vez que vi uma multidão em festa comemorando, cantando , dançando ao celebrar a MORTE de um dos seus. Chocante..´ ´Celebrating death Will help you understand that is nothing
    in life to be afraid ´ Diz ele ao longo
    do video. https://www.youtube.com/watch?v=WaaUZaC1naI

    Os adeptos da New Age relativizam tudo menos Deus ou
    Universo (isto pra eles é verdade última ) já os Cristãos sem consciência cristã, também relativizam tudo, menos o seu lugar marcado
    no reino dos céus que é coisa certa e definida.

    P.S – te escrevi pois sou um assiduo leitor do material do seu site , ainda sou um relativo idiota ascendendo para bem-informado, portanto não sou capaz de avaliar seu textos.Por algum motivo que não sei , gostei muito do abominável homem do minhocão, os detratores do olavo diriam que foi porque este foi um texto que ele tambem gostou muito,Acredito que não.Nimguem mandou ter um Olavo de Carvalho como promotor literário.

    iria te mandar este texto por email, mas o meu está bloqueado no momento. Afinal existiu tempo de maior caos existencial que hoje? acho que numca precisamos tanto de escritores.

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén