12/01/2009Espelho (aka Mirror)

“Uma platéia de cinema se surpreende ao ver-se diante de um filme que não mostra outra coisa senão… uma platéia de cinema! Por quanto tempo essas pessoas conseguirão resistir à própria reflexão?”

In a festival screening, a movie audience is surprised to find itself before a film that shows precisely… a static movie audience! How long will these people put up with the Mirror?

ATENÇÃO: Este filme foi feito tendo em vista sua apresentação em festivais de cinema. Aqui no You Tube, vc poderá dar boas risadas, mas não verá algo — a não ser com um pequeno esforço de imaginação — que realmente vale a pena: o desconforto e/ou surpresa da platéia real diante de uma platéia virtual que supostamente a assiste. Num cinema, certas reações são realmente muito engraçadas e merecem ser descritas numa outra oportunidade. Ao sentar na platéia, vc abdica do controle e, se o filme for ruim, não pode parar a projeção quando bem entender e muito menos abandonar a sala tão facilmente, afinal, dá um certo trabalho pisar nos pés dos vizinhos de poltrona. Este filme é uma espécie de armadilha em festivais, principalmente quando o filme anterior é chato…

(Não deixe de assistir aos erros de gravação durante os créditos.)

Recebeu o PRÊMIO DE MELHOR DIREÇÃO em CURTA-METRAGEM no III FestCine Goiânia 2007, com juri formado por Neuza Borges, Cecil Thiré, Germano Pereira, Guilherme de Almeida Prado, Telma Reston e Anselmo Pessoa Neto.

SELECIONADO PARA O CINEME-SE 2008 – Festival da Experiência do Cinema (SANTOS-SP).
______
Direção: Yuri Vieira e Cássia Queiroz
Argumento e roteiro: Yuri Vieira (download do roteiro)
Produção executiva: Cássia Queiroz
Direção de fotografia: Cassius Cordeiro
Coordenação de produção: Cleo Cunha
Operador de câmera: Leonardo Ximenes
Edição e finalização: Isaac Orcino
Áudio: Victor Pimenta e Fredox Carvalho
Trilha sonora: Emanuel Mastrella e Victor Pimenta
Elenco: Sandro Torres, Renata Mello, Paulo Paiva, Pedro Novaes, Ferdinando Marinho, Tadeu Costa e Itamar Gonçalves.

Este curta-metragem foi rodado na cidade de Pirenópolis-GO, em Abril de 2007, e finalizado em Goiânia, em Agosto de 2007.

Brasil.