palavras aos homens e mulheres da Madrugada

Eugen Rosenstock-Huessy: o desempregado e a linguagem

Eugen Rosenstock-Huessy

« […] Já somos capazes, a esta altura, de determinar uma quarta doença da linguagem comunitária. […] Para melhor descrevermos tal situação, podemos empregar as palavras crise e anarquia. Quando um desempregado bate à minha porta e eu digo “não há trabalho para ti”, isso parece não implicar nenhum problema linguístico. Mas implica, sim. O desempregado que pede “trabalho” está na verdade pedindo que lhe digam o que fazer. Tendo a pensar que nossos economistas não percebem, além da dificuldade financeira que há em tal reivindicação, a reivindicação de que falem com ele! Queremos que nos digam o que fazer na sociedade. A crise interna de uma sociedade em desintegração resulta de que ninguém diz a muitas pessoas dessa sociedade o que elas devem fazer.

« Para muitos, hoje em dia, é difícil entender que isso seja uma doença da linguagem. Estão acostumados a pensar na linguagem como exteriorização de pensamentos ou ideias. Assim, quando um comerciante em dificuldades tenta obter algum fornecimento, ou quando um trabalhador desempregado sonha com algum trabalho, a conexão entre essa necessidade e a linguagem passa despercebida. No entanto, a linguagem é antes de tudo dar ordens. Quando os pais se recusam a dar ordens aos filhos, a família deixa de ser família. Torna-se um bando de indivíduos mal instalados. Ordens são as sentenças de que toda ordem se compõe. O uso abstrato da palavra “ordem” fez-nos esquecer que “lei e ordem” é o somatório de todos os imperativos e ordens dadas por longo período de tempo.

« Um desempregado é alguém que procura ordens e não encontra ninguém que lhas dê. Por que as procura? Porque ordens cumpridas dão direitos. Se faço por conta própria uma imagem de barro, não posso exigir que me dêem dinheiro por isso. Mas, quando recebo ordens para fazer imagens de barro, estabeleço uma reivindicação. As respostas às ordens dadas fundam direitos. Os milhões de desempregados dos anos 30 esperavam alguém que lhes dissesse o que fazer.[…]»

______
Trecho do capítulo 2 do livro “A Origem da Linguagem“, de Eugen Rosenstock-Huessy.

Anteriores

Elizabeth Gilbert e Elif Shafak: duas escritoras, duas palestras

Próximo

Os Náufragos, com Yuri Vieira

1 Comment

  1. fiatjaf

    É meio errado isso aí, né? Dizer que a linguagem é a causa das crises econômicas (se é que é mesmo isso que esse senhor arredio está dizendo) é um exagero. Faltou explicar por que é que as pessoas que antes estavam dando ordens pararam de dar ordens.

    Só pra contrariar o autor, a resposta pode estar na filosofia e na linguagem reflexiva/indicativa do saber puro: é por não saber o que está acontecendo com as outras pessoas (os outros agentes econômicos) e, assim, por não saber o que produzir e para quem, é que cada um dos empregadores deixa de ser empregador e deixa de dar ordens.

    Se soubessem o que fazer estariam dando ordens com certeza. Antes desta interação no plano da linguagem entre um homem e outro deve existir um conhecimento puro. Não é possível que esse sujeito ignorasse isto, mas no texto fica parecendo que ele ignora.

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén